
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22) e encaminhado para uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Ele chegou ao local pouco depois das 6h35, após ser detido em sua residência.
Bolsonaro ficará em uma sala adaptada, semelhante ao espaço utilizado pelo então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2018 e 2019, quando esteve preso em Curitiba (PR). O ambiente é privativo e conta com banheiro reservado, cama, televisão, frigobar, ar-condicionado e até uma mesa de trabalho.
A estrutura já estava pronta desde maio deste ano. Integrantes da PF afirmam que o espaço não foi construído especificamente para Bolsonaro, mas preparado para receber qualquer autoridade que, por prerrogativa, não possa ser mantida em uma cela comum.
A sala foi montada e reorganizada após a cúpula da PF e a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal consultarem a Superintendência sobre a necessidade de um local adequado para custodiar eventualmente o ex-presidente. Como a sede da Polícia Federal não possui área destinada para acomodação comum de presos, o ambiente especial acabou sendo reservado para ele.
A prisão preventiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, por risco à ordem pública, após a convocação de uma vigília em frente ao condomínio de Bolsonaro na noite anterior, ato considerado potencialmente perigoso e capaz de gerar tumulto e obstrução da ação policial.
Ver essa foto no Instagram



