Uma das ações da Operação Calvário que tem como alvo o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) foi enviada para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A decisão foi tomada pela juíza Higyna Josita Simões, da 1ª Vara Criminal de João Pessoa.

A remessa ocorre após manifestação favorável do Ministério Público da Paraíba, que apontou indícios de que os supostos crimes têm conexão com o uso de recursos desviados em campanhas eleitorais. A Justiça entendeu que os fatos denunciados podem configurar crimes eleitorais, o que atrai a competência do TRE-PB.

A ação trata de suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa durante os mandatos de Ricardo Coutinho, por meio de contratos com organizações sociais na área da saúde. A investigação apontou um esquema que teria desviado milhões dos cofres públicos da Paraíba, por meio de contratos com as OSs Cruz Vermelha e IPCEP.

Com o envio, caberá à Justiça Eleitoral decidir se dá continuidade ao processo, que inclui outros investigados, como ex-secretários de estado e empresários.

Leia também