Por Ingreson Derze

O julgamento, realizado nesta pela 1ª Vara Mista de Sousa, condenou, por maioria de votos, o policial militar do Ceará, Yuri Vieira Alves, pela morte do estudante Pedro de Sousa, a 22 anos de prisão, motivado por razão fútil e cometido de forma a impedir qualquer reação da vítima. O crime ocorreu no dia 3 de dezembro de 2023 na cidade de Uiraúna, no Sertão da Paraíba.

A defesa, representada pelo advogado Rômulo Rhemo Palitot, anunciou que vai recorrer da decisão, sustentando que o réu teria agido em legítima defesa própria e de terceiros.

No mesmo processo, três mulheres que acompanhavam o policial no momento do crime foram julgadas por omissão de socorro, mas todas acabaram absolvidas.

Relembre o caso

Ramon Pedro foi morto a tiros no bairro Nossa Senhora de Lourdes, quando retornava da festa de emancipação política da cidade. As imagens das câmeras de segurança registraram o momento em que o policial empurra o estudante antes de efetuar os disparos.

O autor do crime, lotado na Polícia Militar do Ceará, estava em Uiraúna para participar do evento. Nas gravações, é possível ver que duas mulheres presenciam a cena e demonstram nervosismo logo após o ocorrido.