
Por Ingreson Derze
Um crime ambiental de proporções chocantes foi desvendado neste sábado (16) no município de Boa Ventura, no Sertão da Paraíba. Policiais militares da 3ª CPRv do BPTran, em uma operação de rotina, se depararam com um verdadeiro “cemitério aéreo” de vida selvagem: aproximadamente 400 aves silvestres sendo transportadas ilegalmente, em condições de completo desrespeito à vida animal.
A apreensão ocorreu durante um checkpoint na rodovia de acesso à cidade, quando os agentes abordaram um ônibus. No compartimento de carga, o que parecia ser uma simples bagagem revelou o tráfico cruel e silencioso de centenas de animais. As aves estavam sendo transportadas sem a mínima licença ambiental, o que configura um grave crime contra a fauna.
O suspeito, que não teve sua identidade revelada, foi imediatamente detido e conduzido para a delegacia da cidade para os procedimentos legais. A ação rápida da polícia evitou que o destino final desses animais fosse a morte ou a vida em cativeiro para sempre.
Apesar de estarem em condições precárias, as aves apreendidas foram salvas e serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por um processo de reabilitação. O objetivo é que, após os cuidados necessários, elas possam ser devolvidas ao seu habitat natural.