Polícia Federal cumpre mandado em Campina Grande contra suspeito de intermediar venda de notas falsas enviadas do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (22) a Operação Navalha de Ockham, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso de venda e distribuição de cédulas falsas em Campina Grande, no Agreste paraibano.

A ação contou com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela 16ª Vara Federal da Paraíba, realizado em uma residência localizada no bairro das Malvinas.

As investigações apontam que o suspeito atuava como intermediador no esquema, funcionando como uma ponte entre os compradores da Paraíba e falsificadores do Rio de Janeiro, de onde as cédulas falsas eram remetidas. Ele é investigado por associação criminosa e comercialização de moeda falsa.

O nome da operação — Navalha de Ockham — remete a um princípio filosófico segundo o qual a explicação mais simples tende a ser a correta. Segundo a PF, isso faz alusão à forma como o investigado facilitava o repasse do dinheiro ilegal: ele simplificava e encurtava o caminho da fraude até chegar às mãos dos receptadores.