Por Ingreson Derze

O influenciador Hytalo Santos, preso na manhã desta sexta-feira (15) em Carapicuíba, na Grande São Paulo, deve ser transferido para a Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, no bairro do Baixo Roger, em João Pessoa, segundo o Secretário de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, João Alves. A decisão final, no entanto, caberá ao Judiciário.

Ao chegar à capital paraibana, Hytalo não será levado imediatamente ao presídio. Ele ficará inicialmente custodiado na carceragem da Central de Polícia, aguardando para prestar depoimento e passar por audiência judicial. Somente após esses procedimentos ele poderá ser transferido, permanecendo à disposição das autoridades. O marido do influenciador, Israel Natan Vicente, também foi preso durante a operação.

A prisão ocorreu em uma ação conjunta do Ministério Público da Paraíba (MP-PB), do Ministério Público do Trabalho (MPT), e das polícias civis de São Paulo e da Paraíba. Hytalo e Israel foram detidos após mandados de busca e apreensão em sua residência, com o objetivo de recolher equipamentos usados nas gravações.

O caso ganhou repercussão nacional após denúncias do influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca, que denunciou Hytalo por exploração e adultização de menores de idade em conteúdos digitais. Em resposta, a Justiça da Paraíba suspendeu os perfis do influenciador nas redes sociais, proibiu a monetização e determinou que ele não tenha contato com menores de idade.

As investigações seguem em andamento, com coleta de depoimentos dos pais dos adolescentes e análise de todo o material apreendido.