
Por Ingreson Derze
Mais cedo, o portal Parayba.com.br já havia denunciado o drama vivido por pacientes renais em Campina Grande, que seguem há dias consecutivos sem acesso às sessões de hemodiálise. Agora, um novo capítulo reforça o caos: o paciente João Barbosa gravou o interior da clínica completamente vazia, em um vídeo revoltante que escancara o abandono total, no fim a tarde desta quarta-feira (6).
O hospital, embora seja privado, recebe recursos da Prefeitura de Campina Grande, via SUS, para prestar o serviço essencial de hemodiálise. No entanto, de acordo Carlos Roberto da Silva, presidente da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados da Paraíba., os repasses estariam atrasados, o que compromete diretamente a aquisição de materiais e o pagamento de médicos e enfermeiros, além de impedir o tratamento de 170 pacientes.
João, que saiu de Boqueirão para buscar o tratamento que garante sua sobrevivência, voltou para casa sem atendimento e sem respostas.
““Não vou fazer hemodiálise hoje não. Tudo vazio. Hoje não tem hemodiálise para ninguém. Estão vendo o salão vazio. Estamos indo para casa. Não vai ter sessão pra nós. Rezem por nós, para vivermos mais tempo”, relatou João Barbosa., em tom de desespero.
O vídeo de 35 segundos, com áudio e boa resolução, mostra a ausência total de profissionais e qualquer sinal de funcionamento. A gravação serve como prova incontestável da situação de abandono.
Esse é mais um dia consecutivo que os pacientes comparecem ao local e encontram não recebem o tratamento. Não houve qualquer aviso oficial, nem da Prefeitura de Campina Grande, nem da unidade de saúde responsável.
O caso se torna ainda mais grave considerando que pacientes renais não podem simplesmente “esperar o serviço voltar”. O intervalo sem tratamento pode resultar em complicações severas e até morte.
Ver essa foto no Instagram