Agência do Itaú na Rua Duque de Caxias, no Centro de João Pessoa, foi fechada durante manifestação sindical nesta terça-feira. (Foto: Sindicato dos Bancários da PB).

Por Ingreson Derze

A agência do Banco Itaú localizada na Rua Duque de Caxias, no Centro de João Pessoa, foi fechada na manhã desta terça-feira (8) durante uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba. O protesto fez parte de uma mobilização nacional contra demissões em massa, fechamento de agências e pressão por metas abusivas.

A paralisação se estende até o meio-dia, interrompendo o atendimento presencial de clientes. O sindicato acusa o Itaú de promover um processo contínuo de precarização no serviço bancário, ao mesmo tempo em que lucra bilhões anualmente.

“Nós, do Sindicato dos Bancários da Paraíba, estamos aqui em frente às agências do Banco Itaú, fechando a agência até o meio-dia contra a precarização do atendimento, contra as demissões e contra o fechamento de agências. Esse é um dia de mobilização nacional e o Comando Nacional está na luta em todos os estados para mostrar à população o que está acontecendo com o Itaú: demissões, fechamento de agências e atendimento cada vez mais precário”, declarou Lindonjohnson Almeida, presidente do sindicato.

Os bancários alertam que o processo de reestruturação interna promovido pelo Itaú tem gerado demissões mesmo em unidades com bom desempenho, além de provocar o adoecimento psicológico dos funcionários por conta da cobrança excessiva de metas.

O Itaú ainda não se pronunciou sobre o protesto realizado na Paraíba.