Por Ingreson Derze

O Ministério Público da Paraíba abriu um procedimento preparatório para investigar uma denúncia que levanta sérias dúvidas sobre a legalidade e a moralidade no uso de cargos públicos. De acordo com a portaria, a ex-prefeita Joyce Renally Félix Nunes de Figueiredo foi nomeada chefe de gabinete da atual gestão municipal, Duas Estradas, recebendo R$ 5 mil por mês, enquanto cursa medicina na Faculdade Afya, em Cabedelo, a cerca de 120 km da cidade onde deveria cumprir expediente.

A denúncia aponta que a distância tornaria impossível a carga horária exigida pelo cargo de confiança. O portal Parayba.com.br consultou o Sagres do Tribunal de Contas do Estado e confirmou que, desde janeiro de 2025, Joyce Renally vem recebendo regularmente os pagamentos como chefe de gabinete no valor de R$ 5 mil, mensais..

O Ministério Público destaca que, caso a incompatibilidade seja confirmada, a prática pode configurar violação aos princípios da administração pública e até ato de improbidade. O procedimento segue em análise, e novas diligências serão realizadas para apurar os fatos.