
Após seis anos de atuação nas maiores agências do Brasil, liderando campanhas para marcas globais, como Santander, Chevrolet, Google, TikTok, o publicitário e estrategista criativo Danilo Moura de Moura retorna a João Pessoa com uma bagagem cheia de cases e aprendizados — e pronto para aplicá-los no calor da política paraibana. CEO da Agência Rakonto, que passa a ter uma sede física na capital, ele conversou sobre o cenário do digital nas eleições de 2026.
Hoje, o marketing político é mais fragmentado, mais rápido e mais emocional do que nunca. O desafio deixou de ser apenas “passar a mensagem certa”. É preciso entregá-la no formato certo, na hora certa, para a pessoa certa. E com velocidade.
As campanhas deixaram de ser centradas na TV e migraram para a guerra de atenção nas redes sociais. Isso exige consistência, autenticidade e estratégia de dados, sem abrir mão do fator humano.
Fale com nichos para alcançar o todo. A Paraíba é um estado muito diverso. Se você tenta falar com todo mundo ao mesmo tempo, não fala com ninguém. Campanhas políticas precisam trabalhar com múltiplas narrativas conectadas a um conceito central: ao mote da campanha.
Na verdade, esses 3 não podem se separar. Uma campanha de sucesso é a que sabe usar os dados para construir narrativas que amplifiquem o carisma do candidato. Dados sem emoção não mobilizam. Narrativa sem estratégia é tiro no escuro. Carisma sem direcionamento é ineficaz.
O maior erro é tratar a rede social como um palanque, e não como uma conversa. Muitos candidatos só postam conteúdo institucional, frio, engessado e que não gera conexão real com as pessoas.
Apareça como pessoa antes de aparecer como político: mostre bastidores, como você pensa, rotina, momentos descontraídos, conversas. Pessoas se conectam com pessoas. Pessoas votam em pessoas, não em cards publicitários.
Viraram prioridade absoluta. Campanhas que não têm uma estratégia clara para engajamento, segmentação e mobilização nesses canais de comunicação em massa estão perdendo votos. Entrar num grupo é quando um eleitor acredita tanto no candidato que passa a fazer parte do time para multiplicar a campanha. Não é só disparar mensagem, é sobre criar comunidade.
Perfil
Danilo Moura de Moura, 36 anos, é Marketeiro e Estrategista Criativo. Assumiu posições de Diretor de Criação e Estratégia nas principais agências do Brasil, liderando a comunicação de clientes como Santander, Chevrolet, Google, TikTok, Tinder, Turma da Mônica, Itaú, Warner Bros, BRF, além de estratégias de posicionamento e conteúdo de grandes personalidades. Com cases premiados no currículo, atualmente, Danilo é CEO da Rakonto – Consultoria e Agência de Marketing, que tem três verticais de atuação: Marketing Político, Lançamentos Imobiliários e Branding para empresas.