
Por Ingreson Derze
Uma licitação milionária para serviços de coleta de lixo na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, tem chamado atenção por seu valor elevado: R$ 24.240.000,00. O gasto é considerado desproporcional para um município com 32.277 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE. A informação consta no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). O processo licitatório está marcado para acontecer no dia 22 de julho de 2025.
Como visto pelo portal Parayba.com.br, o contrato prevê a locação de caminhões compactadores com motoristas para realização dos serviços, o que inclui a coleta e transporte dos resíduos urbanos. Segundo o edital, o objetivo é atender as demandas da cidade de forma contínua.
O que causa ainda mais estranhamento é que Campina Grande, a segunda maior cidade do estado, com 419.379 mil habitantes, homologou um contrato muito semelhante — para coleta, manejo e transporte de resíduos sólidos domiciliares — no valor de R$ 26.013.336,00, em abril do ano passado. Ou seja, Monteiro, com 13 vezes menos moradores, vai gastar praticamente o mesmo valor.
Publicação da licitação no TCE