
A cidade de Serra Branca, localizada na região do Cariri paraibano, amanheceu nesta quarta-feira (16) com os termômetros marcando 11,3°C, uma das temperaturas mais baixas do ano no estado. O dado foi confirmado pela meteorologista Marle Bandeira, da Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Halan Azevedo.
Além de Serra Branca, o frio também foi sentido em Cabaceiras, onde a mínima chegou a 14,3°C, e em Campina Grande, com 16,8°C. Segundo Marle, o clima gelado é comum nesta época do ano por conta do inverno, mas outros fatores ajudam a intensificar a queda nas temperaturas durante a madrugada.
“Não há nebulosidade suficiente à noite para reter o calor acumulado durante o dia. Com o céu limpo, essa radiação escapa, e o frio aumenta”, explicou a especialista. Ela ainda destacou que o momento atual não apresenta a influência dos fenômenos El Niño ou La Niña, o que favorece um padrão climático mais estável, porém propício para temperaturas mais baixas, especialmente no interior do estado.
Marle também fez um alerta comum: muitas pessoas ainda associam inverno apenas com chuvas, quando na verdade o principal indicativo dessa estação é o declínio nas temperaturas.
A previsão da Aesa é que as madrugadas geladas continuem até o fim do inverno, que termina no próximo dia 22 de setembro. “Agosto costuma ser o mês mais frio do ano. Se continuarmos com noites de céu aberto, novas quedas nos termômetros poderão ocorrer”, completou a meteorologista.