
Por Ingreson Derze
Apesar de a Defesa Civil da Paraíba ter testado há alguns meses um novo sistema de alerta para desastres de grande porte, nesta sexta-feira (15) o equipamento não foi acionado durante as chuvas torrenciais que atingem a Grande João Pessoa.
- Defesa Civil realiza teste e moradores recebem alerta emergencial nos celulares na Grande João Pessoa
- VÍDEO: Chuvas causam inundações na Grande João Pessoa e Inmet emite alertas para mais de 40 cidades
- VÍDEO: Chuvas intensas inundam avenida principal de Cabedelo e posto de combustíveis fica submerso
As fortes precipitações provocaram inundações, alagamentos em casas, deslizamentos de terra, bloqueio de vias e grandes prejuízos em diversos bairros da capital e região metropolitana. A ausência do alerta gerou revolta e questionamentos de moradores.
“Fiquei completamente desprevenido, as ruas alagadas e ninguém avisou nada”, disse o motorista João Silva. “Se tivessem ligado o alerta, eu teria conseguido evitado sair de carro pelas ruas completamente alagadas”, disse.
Maria Fernandes, moradora do bairro do Valentia, também se mostrou indignada: “É inadmissível que, com a tecnologia que temos hoje, a Defesa Civil não tenha acionado o alerta. A população precisa ser avisada antes que seja tarde demais”.
O teste da ferramenta havia sido realizado para garantir avisos em tempo real à população sobre riscos de alagamentos e desastres. O sistema permite enviar mensagens diretas para celulares, além de alertas por rádio, televisão e outros canais oficiais, garantindo que moradores sejam avisados imediatamente sobre situações de risco.
No entanto, diante da situação crítica desta sexta, o alerta não foi divulgado, deixando a população vulnerável. A Defesa Civil ainda não se manifestou oficialmente sobre os motivos que impediram o uso do sistema durante o episódio.