
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) interditou, na quarta-feira (30), um abatedouro de aves no Distrito Industrial de Mangabeira, em João Pessoa, após constatar o despejo de esgoto sem tratamento em afluentes do Rio Cabelo. A ação integra a Operação Praias Limpas e expôs uma grave irregularidade ambiental.
De acordo com a vistoria, o estabelecimento desviava efluentes diretamente para a rede de drenagem pluvial, sem passar por nenhum tipo de sistema de tratamento. Para comprovar o crime ambiental, os fiscais utilizaram tecnologia de vídeo inspeção por robô e insuflador de fumaça, confirmando a existência de uma ligação clandestina que levava os resíduos diretamente para a galeria de drenagem.
Diante da gravidade do caso, a Sudema embargou o funcionamento do abatedouro até que todas as irregularidades sejam corrigidas. O empreendimento também foi multado em 142 UFR-PB, o equivalente a cerca de R$ 10 mil, e o responsável foi encaminhado à delegacia.
A ação contou com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Cagepa e do Batalhão de Polícia Ambiental.