
Por Ingreson Derze
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um procedimento para investigar os altos gastos com festas realizados pela Prefeitura de Santana dos Garrotes, município do Sertão paraibano com pouco mais de 6 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE.
De acordo com levantamento feito pelo Parayba.com.br, a gestão municipal já desembolsou mais de R$ 1,5 milhão apenas em 2025 com a realização de eventos. Os contratos envolvem aluguel de palco, som, iluminação, banheiros químicos e cachês artísticos, incluindo a contratação do cantor Murilo Huff, que recebeu R$ 550 mil por um show de apenas 1h30 de duração, realizado no dia 21 de julho, durante a tradicional festa da padroeira local.
A contratação do artista foi homologada no dia 27 de março de 2025, conforme documentos públicos consultados pela reportagem. A cifra milionária despertou a atenção do Ministério Público, que agora busca entender como e por que recursos públicos estão sendo aplicados em eventos de alto custo numa cidade com tantas demandas sociais.
O caso está sob análise da 2ª Promotoria de Justiça de Piancó, que instaurou o Procedimento Preparatório nº 001.2025.021094, assinado pelo promotor Renan Donato Lopes de Aquino, para apurar possíveis irregularidades.
A reportagem do Parayba.com.br procurou a Prefeitura responsável, mas não recebeu resposta até o fechamento desta matéria.