
Por Ingreson Derze
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), mantém em seu gabinete um funcionário que também atua como caseiro em sua fazenda em Serraria, no interior da Paraíba. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo. A cidade tem cerca de 6 mil habitantes e fica a 131 km de João Pessoa e 225 km de Patos, base eleitoral do parlamentar.
De acordo com a reportagem, Ary Gustavo Soares trabalha como assessor do gabinete de Hugo Motta desde 2019 e recebe atualmente R$ 7.200 mensais em salários e auxílios pagos pela Câmara.
O caso levanta questionamentos sobre a proximidade pessoal entre parlamentares e funcionários nomeados para cargos públicos e sobre a utilização de recursos públicos para remunerar pessoas com vínculos pessoais com o político. Segundo a Folha de S.Paulo, embora a nomeação de pessoas próximas não seja ilegal, ela frequentemente gera críticas quanto à ética e à transparência na gestão pública.
O episódio também reforça o debate sobre o uso de cargos comissionados para favorecer indivíduos ligados pessoalmente a parlamentares, em vez de profissionais técnicos e especializados.
Confira reportagem completa: Hugo Motta emprega caseiro de fazenda na PB em gabinete na Câmara dos Deputados



